Acontece na SAHE at home – A importância de boas lideranças e do cuidado com a mente dos colaboradores

 Acontece na SAHE at home – A importância de boas lideranças e do cuidado com a mente dos colaboradores

Último dia da SAHE at traz Masterclass de Gestão em Enfermagem, presidido por Isabel Cunha

Aconteceu hoje (29/01) o último dia da semana educação em saúde da SAHE – South America Health Education. Excepcionalmente esse ano, o evento aconteceu de forma 100% online e levou o nome de SAHE at home. Durante a semana, especialistas do setor da saúde se uniram para criar conteúdo de alto padrão para todos os participantes.

Um dos masterclasses de hoje foi o de Gestão em Enfermagem, presidido por Isabel Cristina Cunha, professora Associada Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro do Conselho Federal de Enfermagem.

O tema da primeira aula foi “O futuro da saúde e o cuidado com a carreira” e teve início com um bate papo entre Isabel e Vicky Bloch, especialista em coach de carreira para altos executivos e colunista do Valor Econômico.

“A gente sabe que, nos últimos 30 anos, tiveram mudanças cruciais com o cuidado com a carreira. Durante muito tempo, fomos incentivados pelas organizações a ficar em um emprego só pelo conceito de estabilidade, mas isso muda cada vez mais”, observa Vicky.

Logo em seguida, duas profissionais se uniram para um debate de mesmo nome, sendo elas Cleusa Ramos, head de Relações Corporativas e Institucionais da Área de Inovação, Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Presidente do Masterclass de RH na Saúde da SAHE at home; e Fátima Gil Ferreira, diretora de serviço de educação da coordenação de Enfermagem do Instituto do Coração do HC da USP SP.

A segunda aula teve o tema “Formação de Lideranças em Enfermagem” e contou com uma palestra de Regiane Pereira dos Santos, gerente corporativa de práticas assistenciais da Rede Santa Catarina.

“É necessário que as lideranças foquem nas transformações práticas que a enfermagem pode ter e focar no desenvolvimento da carreira dos profissionais.”

O debate que se seguiu sobre o mesmo tema teve participação de Larissa Kozloff Naves, coordenadora dos cursos de pós-graduação em enfermagem na Universidade São Judas Tadeu, e Simone Pavani, diretora de enfermagem do Instituto da Criança e do Adolescente.

A moderação ficou a cargo de Allan Egon Kern, Sócio-diretor da Allan Kern – Treinamento e Consultoria.

O encerramento do masterclass de Gestão em Enfermagem se deu com uma aula sobre “Felicidade Interna Bruta (FIB)”, com moderação de Isabel Cristina, a presidente desse masterclass.

A explanação da aula ficou a cargo de Maria Teresa Gomes Franco, Professora certificada em Mindfulness pelo Programa de Mindfulness e Compaixão para a Saúde do Respira vida Breathworks da Espanha.

“O FIB foi criado no Butão e possui nove domínios, incluindo o bem estar psicológico, saúde, educação, uso do tempo, diversidade cultural, padrão de vida, entre outros. Só de termos esse ponto de vista criado por um governo mostra como esses fatores são importantes.”

Em seguida, os espectadores puderam acompanhar um debate sobre o mesmo tema com a participação da gerente de enfermagem do Hospital de Transplantes Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, Aline Araújo, e da Instrutora de práticas meditativas formada pela Associação Palas Athena, Luiza Hiromi Tanaka.