Acontece na SAHE at home – Auditorias ambientais e descarte de resíduos são temas de Masterclass de Sustentabilidade

 Acontece na SAHE at home – Auditorias ambientais e descarte de resíduos são temas de Masterclass de Sustentabilidade

Presidido por Evandro Moraes, do Hospital Moinhos de Ventos, aulas trouxeram grandes profissionais da área

O terceiro dia da semana da educação da SAHE – South America Health Education aconteceu hoje (27/01) e trouxe quatro masterclasses ricos em conteúdo. Devido à pandemia da Covid-19, esse ano o evento acontece 100% online, por isso se intitula SAHE at home.

Um dos masterclasses foi de Sustentabilidade, que teve a curadoria de conteúdo a cargo de Evandro Moraes, superintendente administrativo e de infraestrutura do Hospital Moinhos de Vento.

A primeira aula teve o tema “Auditorias ambientais como ferramenta de gestão” e contou com uma palestra de Ingrid Felizardo Chaves Cicca, gerente de sustentabilidade da Rede D’ Or São Luiz.

“Um dos principais objetivos da auditoria ambiental é obter evidências ligadas ao desempenho e aspectos ambientais de uma empresa. E essas evidências vão auxiliar a empresa a qualificar o grau de conformidade com a política da empresa, por exemplo.”

A palestra foi seguida pela segunda aula, cujo tema foi “Soluções sustentáveis na área de resíduos no Hospital Moinhos de Vento”. A explanação ficou a cargo de Rogério Almeida da Silva, gestor ambiental do Hospital Moinhos de Vento, que se juntou a um debate com o jornalista Clivonei Roberto sobre o mesmo tema.

“O descarte correto de resíduos envolve proteção ambiental, economia dos recursos naturais e até propicia um ambiente de trabalho mais seguro. Temos uma equipe multidisciplinar para conferir se tudo está sendo feito da melhor forma possível sempre.”

Por fim, José Daniel Gonçalves Jr., gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, fez uma apresentação com o tema “Gestão Ambiental em Unidades de Saúde”

O encerramento do masterclass de Sustentabilidade ficou a cargo da aula três, com o tema “Energias renováveis e o mercado livre de energia elétrica no Brasil”. O palestrante foi Emílio Lacerda, engenheiro elétrico e diretor da ENGIE, que se juntou a Evandro Moraes, presidente do masterclass, para um debate de mesmo tema.

“Houve um aprofundamento muito grande no mercado de energias renováveis e ele passa a ser um mercado de inteligência de consumo. Todos tentam entender o que consome mais nas Instituições de saúde e as ferramentas são desenvolvidas com a redução em mente”, mostra Lacerda.

Ainda dá tempo de você participar da Semana da Educação na Saúde. Clique aqui e se inscreva!

Clique aqui e confira a agenda de conteúdo para esta semana.