Acontece na SAHE at home – Enfrentamento da Covid-19 é pauta do Masterclass do HC

 Acontece na SAHE at home –  Enfrentamento da Covid-19 é pauta do Masterclass do HC

Último dia de evento trouxe debates e palestra organizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Nesta sexta-feira (29/1), aconteceu o último dia de debates da South American Health Education (SAHE), excepcionalmente neste ano a SAHE at home, evento 100% online. O evento, que tem como tema “Lidere a Transformação”, trouxe quatro masterclass. Um deles foi o Masterclass do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com conteúdo assinado pelo superintendente do HC de São Paulo, Antônio José Pereira, o Tom Zé.

A primeira aula do fórum abordou “Comitê de Crise COVID-19: Gestão da Assistência no HCFMUSP”. Quem palestrou sobre o assunto foi a médica pneumologista e membro da equipe de Gestão Assistencial da Diretoria Clínica do HC-FMUSP e do comitê de crise COVID HC, Anna Morais.

A executiva falou da importância da mobilização precoce do HCFM-USP na assistência aos pacientes com o novo coronavírus. “Assim que os primeiros casos surgiram na China, nós acionamos o Plano de Desastres que previu uma necessidade de atendimento que excedesse nossa capacidade habitual.”

Já na segunda aula, o tema discutido foi a “Logística em tempos de COVID-19.” A professora desta aula foi a mestre em Gestão para Competitividade em Supply Chain e diretora do Núcleo de Infraestrutura e Logística do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Alessandra Pereira.

A executiva explicou sobre a atuação do Núcleo de Infraestrutura e Logística (Nilo). “Uma das principais ações que executamos foi deixar um prédio exclusivo para atendimento do Covid-19. O Nilo foi responsável pela aquisição de EPIs e medicamentos, bem como o acompanhamento diário de insumos.”

Em seguida, foi realizado um debate com o diretor do Núcleo Econômico-Financeiro do HC-FMUSP, Adilson Bretherick. O executivo pontuou a transparência como diferencial durante a pandemia do novo coronavírus.

“Foi importante a realização de uma gestão à vista, em que todo o complexo hospitalar precisa conhecer a realidade da Instituição para tomada de decisão. Isso foi fundamental durante a crise”.

Além disso, o debate teve a participação da Gerente de Negócios e Informações do HC-FMUSP, Francis Tomazini, que a lição aprendida com a pandemia do novo coronavírus foi a da “integração articulada e sinérgica, entendendo o papel de cada um, mas com sincronia entre todos.”

Para encerrar o Masterclass do HCFMUSP, o tema debatido foi o “Centro de Atenção ao colaborador.” O professor foi o diretor do Centro de Atendimento ao Colaborador do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Moacyr Vergara de Godoy Moreira. “Nossa preparação no enfrentamento do novo coronavírus foi baseada em ações e parcerias com empresas e instituições.”

Em seguida, o evento trouxe o debate com a participação do médico do Centro de Atenção ao colaborador do HC-FMUSP, Luís Gustavo Altieri. “Nós tivermos que ser criativos e práticos para adequar o trabalho às necessidades do colaborador.”