Acontece na SAHE at home – Inovação e tecnologia são foco do Masterclass de Gestão Hospitalar

 Acontece na SAHE at home – Inovação e tecnologia são foco do Masterclass de Gestão Hospitalar

Conteúdo foi organizado sob curadoria de Rodrigo Lopes, do Grupo Leforte

Hoje (28/01) aconteceu o quarto dia da SAHE – South America Health Education, com quatro masterclasses com conteúdos de extrema importância para o setor da saúde. Excepcionalmente esse ano, o evento acontece de forma 100% online e se chama SAHE at home.

Um dos painéis que aconteceram hoje foi o masterclass de Gestão Hospitalar, que tem curadoria de um comitê presidido por Rodrigo Lopes, CEO do Grupo Leforte.

A primeira aula do masterclass teve o tema “Inteligência Artificial aplicada no setor da saúde” e a palestra de abertura foi realizada por Cristian Rocha, o cofundador e líder de tecnologia da empresa LAURA, focada em IA para projetos de alto impacto.

“Os desafios da Inteligência Artificial na saúde envolve a legislação, a estruturação dos algoritmos e a visão de como aplicar a IA na consulta médica, que muitos não enxergam.”

Em seguida, Hélio Ferreira Moraes, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB de São Paulo, realizou a palestra da segunda aula com o tema “Como implantar a Lei Geral de Proteção de Dados no setor da saúde.”

“Estamos em um período de adaptação, mas já sabemos que tipo de dado pode e não pode ser tratado. Só precisamos tomar cuidado, tanto pelo paciente quanto pelas punições.”

A terceira aula contou com a palestra da assessora especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Regiane Relva Romano, para falar sobre “Transformação digital na área da saúde”.

“Muitas pessoas me perguntam como serão os negócios nas próximas gerações e eu digo que é como eles deveriam ter sido há muito tempo, com um sistema de gestão eficaz, mais interatividade para o cliente e biometria ou reconhecimento de fala para os pacientes, buscando um atendimento mais personalizado.”

A quarta aula teve o tema “O lado sombrio da tecnologia: segurança digital em saúde” e recebeu a explanação de Rafael Barbosa, CEO da Bionexo, para falar mais sobre o assunto.

“A tecnologia não é necessariamente e tem uma dimensão ética que não foi pensada na criação de cada produto. Hoje precisamos pensar tanto no aquecimento global quanto na segurança das pessoas, de acordo o produto que você tiver.”

Já a quinta aula foi ministrada por Rodrigo Pinto Lesi, sócio Consultor da Produttare em projetos de Inovação, Desenvolvimento de Produtos, Engenharia Industrial, Gestão de Processos e Lean Healthcare. O tema da palestra foi “A excelência operacional da cadeira de suprimentos hospitalares como vantagem competitiva na área da saúde”.

“A cadeira de suprimentos possui vários desafios no dia a dia. Temos que lidar o custo crescente dos insumos, além das novas tecnologias que vão sendo lançadas, ao mesmo tempo que tentamos reduzir os gastos.”

O encerramento do masterclass de Gestão Hospitalar ficou por conta de uma aula sobre “Inovação em saúde”, com palestra de Alberto Leite, jornalista e empresário.

“Se uma ideia é genial, mas não gera lucro, então não é inovação. E é necessário implementar as ideias, ao invés de apenas ter as ideias boas.”

Ainda dá tempo de você participar da Semana da Educação na Saúde. Clique aqui e se inscreva!

Clique aqui e confira a agenda de conteúdo para esta semana.