Acontece na SAHE at home – Masterclass traz discussão sobre uso de dados e inteligência artificial

 Acontece na SAHE at home – Masterclass traz discussão sobre uso de dados e inteligência artificial

Masterclass foi organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Clínica, a ABECLIN

O quarto dia do maior evento de educação executiva na Saúde, a SAHE – South America Health Education aconteceu hoje (28/01) e trouxe quatro masterclasses ricos em conteúdo. Devido à pandemia da Covid-19, esse ano o evento acontece 100% online, por isso se intitula SAHE at home.

Um dos masterclasses foi de Engenharia Clínica, que teve a curadoria de conteúdo a cargo da Abeclin – Associação Brasileira de Engenharia Clínica.

O “Uso da Inteligência Artificial para Analisar Indicadores estratégicos da Engenharia Clinica” foi um dos temas discutidos. O professor da aula foi o diretor da Genesis e professor de Inteligência Artificial na Unicamp do Curso de Engenharia Clínica, João Galdino de Carvalho Neto.

“Por meio da tecnologia podemos prever uma medida de destino e responder perguntas hipotéticas de forma simples”.

Em seguida, para debater sobre o tema, a Vice-presidente de Marketing na ABEClin, Ana Paula Lemes Jesus dos Santos, afirmou que “é fundamental entender a necessidade de cada cliente e entregar uma solução apropriada a ele.”

Quem também participou do debate foi o gerente de projetos da Genesis, Fernando Andrade. “Há uma tendência dos gerentes em adquirir tecnologias que sejam interoperáveis, que você possa se integrar a ela.”

Seguindo o cronograma do Masterclass, a segunda aula teve como tema “A importância da calibração e análise de segurança elétrica na pandemia”. O professor dessa aula foi o fundador da empresa Arkmeds, Thiago Bajur Alves Miranda.

“Só podemos saber se as manutenções preventivas estão sendo eficazes se analisarmos dados. Caso contrário, podem até atrapalhar”.

Em seguida, o vice-presidente de gestão financeira da ABEClin, Bruno Roma, pontuou a “importância de um bom processo de aquisição de tecnologia em Saúde, para não gerar falta de confiabilidade no produto”.

Por fim, o engenheiro eletricista e especialista em engenharia clínica, David Guabiraba, encerrou o Masterclass de Engenharia Clínica palestrando sobre o Projeto Elmo – Experiência da engenharia no combate ao Covid-19.”

“Criamos um dispositivo em formato de capacete, que permite a respiração assistida, de forma não invasiva e com pressão contínua. ”

O debate contou também com a presença do professor na Faculdade de Ensino Superior de Chapecó e Gestor de Engenharia Clínica de oito hospitais do sul do Brasil, Fernando Meira. “O ELMO evita que os pacientes infectados com Covid-19 necessitem ir para UTIs”.

Para discutir sobre o tema, o vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), Ricardo Maranhão, apontou “a valorização dos engenheiros clínicos durante a pandemia.”

Clique aqui e confira a agenda de conteúdo para esta semana.

Ainda dá tempo de você participar da Semana da Educação na Saúde. Clique aqui e se inscreva!