Mauro Junqueira, do Conasems, participa da Maratona de Lives da SAHE ’21

 Mauro Junqueira, do Conasems, participa da Maratona de Lives da SAHE ’21

A primeira semana da Maratona de Lives da SAHE ’21 foi encerrada em grande estilo. Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conasems, foi o entrevistado da última sexta-feira, dia 5 de junho. O executivo falou sobre como as secretarias municipais de saúde estão atuando diante da pandemia do novo coronavírus e destacou a importância do SUS neste momento para o país. “Existe um exército de trabalhadores no SUS que está na ponta buscando o melhor atendimento do paciente.” Na sua opinião, depois desta pandemia, “a população vai entender a importância do SUS.

Para ele, depois do sufoco enfrentado nos meses de abril e maio, agora, em meados de junho, “o cenário é um pouco melhor, embora muito preocupante. Estados e municípios conseguiram se estruturar e adquirir insumos.”

Ele também sublinhou, na entrevista, sobre um problema que terá de ser enfrentado após a pandemia: “com o isolamento social, a população se afastou das unidades de Saúde. Muitas pessoas deixaram de fazer exames, cirugias, diagnósticos deixaram de ser feitos. Poderemos ter grande passivo na área de Saúde para a próxima gestão municipal”, sublinhou. De acordo com ele, isso deve provocar um repensar por parte das equipes de saúde.

Na entrevista, Junqueira também comentou sobre a SAHE ’21, em que é presidente do comitê científico do Masterclass de Saúde Público. “No pós-pandemia, a SAHE contribuirá com as discussões sobre o como fazer e fazer diferente.” Segundo ele, a temática central do Masterclass de Saúde Pública na SAHE ’21 é Oncologia. 

Assista abaixo entrevista na íntegra com Mauro Junqueira: