Regiane Santos, da Rede Santa Catarina, é a nova presidente do Masterclass de Enfermagem da SAHE 2022

 Regiane Santos, da Rede Santa Catarina, é a nova presidente do Masterclass de Enfermagem da SAHE 2022

Gerente de práticas assistenciais da Rede Santa Catarina fala sobre sua vida profissional e os temas que serão abordados na SAHE 2022

Com longa experiência em Saúde, Regiane Santos, gerente de práticas assistenciais na Rede Santa Catarina, é a nova presidente do Masterclass de Enfermagem da SAHE 2022.

Formada pela Universidade de São Paulo, Regiane iniciou sua trajetória profissional já colocando em prática suas habilidades de liderança. “Logo no primeiro dia de trabalho, em um hospital de São Paulo, eu liderei uma equipe de técnicos.”

Regiane formou-se no Programa de Aprimoramento Profissional com ênfase em Cuidado Infantil, é Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP e possui MBA em Gestão da Saúde pelo INSPER.

Em paralelo aos estudos, a enfermeira seguiu no mercado de trabalho, atuando em instituições como Hospital Infantil Menino Jesus e Hospital Israelita Albert Einstein.

“No Einstein, fiquei por quase 24 anos atendendo diretamente crianças na Pediatria e na UTI Neonatal. Depois de tanto tempo, decidi mudar e ingressei na Rede Santa Catarina.” Hoje, Regiane é gerente de práticas assistenciais na Rede Santa Catarina.

Para a SAHE 2022, a profissional levará para o Masterclass de Enfermagem discussões acerca dos aprendizados da pandemia do novo coronavírus. “Esse momento levantou questões importantes como gestão de recursos, exaustão do profissional de Saúde, qualidade e segurança do paciente. É preciso debater sobre essas questões.”

Regiane complementa que esses assuntos englobam os dois principais temas do Masterclass: autonomia dos enfermeiros e liderança desses profissionais. “Precisamos focar no que está acontecendo. A visão de futuro que tanto se fala é aprender com o que estamos vivendo agora, para que tenhamos insights, gerando discussões em nossos próprios serviços. Assim vamos consegui influenciar as pessoas e, quem sabe, as políticas públicas.”

Segundo Regiane, o Masterclass será organizado a partir de questões teóricas que estão sendo estudadas e também baseado em cases de sucesso. “Acredito que, dessa forma, os profissionais conseguirão entender as teorias e como elas foram colocadas em prática.”