Segmento de Compliance na Saúde garante maior sustentabilidade das Instituições

 Segmento de Compliance na Saúde garante maior sustentabilidade das Instituições

Maior segurança nos processos e nas contas são algumas vantagens percebidas por gestores ao adotar a cultura de Compliance nas instituições. Em tempos que as divergências políticas ocupam, cada vez mais, os noticiários brasileiros, a transparência administrativa torna-se ainda mais imprescindível. 

“A corrupção, lavagem de dinheiro, falta de concorrência leal, fraudes, entre outros delitos relativos ao assunto Compliance são negativos para a sociedade e a população em geral,” afirma o sócio-diretor do grupo Compliance Total | Contato Seguro, Wagner Giovanini. 

Os riscos inerentes relativos à inexistência de Mecanismos de Integridade e Compliance para prevenção, detecção e correção de irregularidades, se vierem a se concretizar na prática, tem grande potencial de destruir uma organização, afirma o executivo. “Os impactos negativos podem provocar consequências desastrosas para diversas partes interessadas, não apenas na perspectiva dos negócios, mas também para a saúde das pessoas.”

No setor da Saúde em particular, essa questão é amplificada, já que trata diretamente da vida e bem-estar das pessoas. “Inúmeras vidas poderiam ter sido salvas se a corrupção no Brasil tivesse um nível bem inferior aos atuais. Os preços praticados poderiam ser bem mais acessíveis, se não fossem os desvios existentes.”

Ainda sobre os riscos e a responsabilidade da cadeia total, Giovanini pontua que “mais que uma obrigação do executivo em manter o ambiente saudável na empresa para assegurar a sua sustentabilidade, o Compliance é uma questão de interesse público e um dever de cidadania.” 

Colaboração eficiente

Na busca por contornar esses obstáculos e criar um setor mais justo, o grupo Compliance Total | Contato Seguro oferece consultoria especializada no segmento, relativa a Compliance e Mecanismos de Integridade, propiciando aos clientes soluções customizadas e de alto nível de qualidade.

“Nossa ação, além de profissional, de qualidade e rápida de ser implementada, traz como diferencial o baixo investimento requerido, tanto do ponto de vista de recurso financeiro quanto humano para a formação de equipe e/ou dedicação de tempo para tratar do tema.”

O formato inovador da solução foi construído para fornecer aos clientes a segurança necessária de ver seus riscos mitigados, em relação a sua base de fornecedores. “O intuito é que eles tenham um valor agregado na sua operação, garantindo a sustentabilidade de seus negócios”, explica.

Além disso, o executivo ressalta que a solução alcança também as micro e pequenas organizações, que até então estavam à margem da discussão e privadas das vantagens de se ter um Compliance efetivo.  

Evento completo

Comprometidos em fomentar informações sobre o segmento de Compliance, a empresa levará aos participantes da SAHE 2021 (South America Health Education) uma visão abrangente sobre como o Compliance pode ser útil e agregar valor aos negócios de uma organização, atuando na área da Saúde. “O foco é o tratamento da cadeia de fornecedores e as regulamentações específicas desse segmento, como a recente RN. N.º 443 da ANS.”

Além disso, segundo Giovanni, “a SAHE é uma excelente oportunidade para disseminar conhecimento, sensibilizar gestores e demais participantes sobre os riscos, as necessidades e os benefícios que um sistema bem construído pode trazer, não só para a empresa, mas para os executivos, gestores, funcionários, clientes, sociedade e para o país como um todo”.

De olho no futuro

Pensando nos próximos passos, de acordo com o executivo, há diversas leis e regulamentações já vigentes, mas há dificuldade na compreensão do tema pelos profissionais. 

“De forma, geral, falta o líder empresarial entender essa realidade, admitir a necessidade e se engajar na busca de solução. A boa notícia é que as soluções, se bem escolhidas, trarão benefícios muito superiores aos investimentos. Quanto antes as organizações a adotarem, mais cedo poderão usufruir desses ganhos”, pontua o diretor.

Apesar dos desafios, a empresa vê oportunidades para o segmento e agora não será diferente. “Esperamos que o Compliance na saúde passe a ser uma prioridade e estamos focados para isso”, finaliza o diretor.

 

Prontos para aprender como o compliance ajuda a construir uma saúde brasileira melhor?

Wagner Giovanini e Marcelo Gomes, da Compliante Total e da Contato Seguro, levarão para o público novas visões sobre compliance na Saúde.

O Masterclass de Ética e Compliance acontece especificamente no dia 26 de janeiro na SAHE´21.

Não perca! Inscreva-se já!

Mais informações:

Evento: SAHE At Home
Data: de 25 a 29 de janeiro
Programação completa:  https://sahe.com.br/#agenda
Ingresso: clique aqui. – https://sahe.com.br/#passaportes