Ricardo Valentim preside o comitê do

Masterclass de Inovação na Saúde

Professor e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ricardo Valentim preside do Comitê do Masterclass de Inovação na Saúde. Em sua carreira, Valentim chegou a contribuir com a consolidação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), a maior plataforma de formação humana em saúde das Américas.

9h05 - DIA 25/01

segunda Dia 25

Masterclass de Inovação na Saúde

AULA 1
 "A Educação em saúde ao longo da vida: a mediação tecnológica no processo de transformação social" 

Professor:


Carlos Alberto Oliveira
, professor, vice-diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Assessor para a Estratégia de Aprendizagem da Academy da Organização Mundial da Saúde e pesquisador do Lais - Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN.

Debatedoras:

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
, professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias também da UERJ e pesquisadora associada do LAIS da Federal do Rio Grande do Norte.

Cristine Martins Gomes de Gusmão, professora do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco, coordenadora do SABER Tecnologias Educacionais e Sociais e da UNA-SUS UFPE, pesquisadora associada do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN e membro do ICDE – International Council of Open and Distance Education.

Case sobre soluções para prevenção de quedas e lesões de idosos desenvolvido pela Techbalace e apresentado pela CEO da empresa, Fabiana Almeida

 

AULA 2
 “O Rio Grande do Norte no enfrentamento à covid-19: a resiliência do SUS”

Professor:

Ricardo Valentim
, o presidente do comitê científico do Masterclass de Inovação, embaixador da SAHE pelo estado do Rio Grande do Norte, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e chefe do setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Debatedoras:

Lyane Ramalho Cortez
, médica pediatra sanitarista, Subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte e coordenadora da implantação do Regula-RN no início da pandemia da Covid-19 no estado.

Maria Valéria Bezerra, enfermeira, especialista em Gestão de Serviços de Saúde e Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências e coordenadora do Complexo Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

 

AULA 3
 “Causa óbito no Brasil: os desafios que podem ser superados pela inovação em saúde”

Professor:

Aldiney José Doreto
, mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), chefe da Divisão de Tecnologias Aplicadas à Educação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e ex-coordenador-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde.

Debatedores:

Higor Morais
, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Fernando Lucas de Oliveira Farias,  assessor em Tecnologias Educacionais da Pró-reitoria de Ensino do IFS; Pesquisador do LAIS/ UFRN e mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais também pela UFRN.